ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
Radar da transparência
ACESSO À
INFORMAÇÃO

História

Cristianópolis recebeu status de município pela lei estadual nº 739 de 23 de junho de 1953.

Santa Cruz de Goiás, cidade centenária a 30 km de Cristianópolis, no início do século XX, foi o palco do acontecimento que chamamos de inicial do surgimento de Cristianópolis. Cidade eminentemente católica, Santa Cruz, recebe missionários da fé protestante, entre eles Ricardo José do Valle, começando neste momento a evidenciar-se o conflito ideológico que coloca em combate um dos valores mais cotidianos existentes na sociedade brasileira da época: a religião.

O ministro evangélico Ricardo José do Valle havia saído do Rio de Janeiro em meados de 1905, com destino a Goiás, tendo estado inicialmente em Catalão e posteriormente indo residir em Santa Cruz. Teve a participação muito importante do Sr. Antonio Leonel da Silveira, no início da povoação da cidade. Também vindo de Santa Cruz, com sua esposa a Sra Maria Prego Leonel, se instalaram no povoado e foram pilares na divulgação da fé cristã na região.

Os católicos contavam no momento com a força da tradição, que é fruto da época em que a religião (católica, no caso) era atrelada ao governo, isso na época do Império, sendo a liberdade religiosa somente possível com a proclamação da República. Porém esta liberdade religiosa, assim como várias outras coisas, inclusive a própria República, demoraram muito para se tornar notícia, e mais ainda realidade, nas porções mais distantes dos principais centros urbanos (litorâneos) do país, porções estas onde ainda hoje o poder é exercido conforme interesses pessoais.

Os depoimentos contam que os protestantes, que ali encontraram público fervoroso para suas pregações, agrediram a crença católica quebrando uma imagem em dia de procissão de festa do padroeiro da cidade. É sabido que as imagens de santos tem valor negativo para a crença protestante, enquanto para a crença católica não. Este fato leva os católicos a uma perseguição armada aos protestantes, que fogem da cidade.

Paralelamente a estes acontecimentos, os protestantes em suas missões alcançam a fazenda de José Pereira Faustino, que adere à crença, junto a outros vizinhos e parentes. Sabendo-se que na cidade vizinha havia uma comunidade em fase de consolidação no protestantismo, inicia-se um processo de estreitamento de relações entre o fazendeiro e a comunidade protestante de Santa Cruz. Percebendo as dificuldades desta comunidade na cidade, José Pereira Faustino doa, em 1906, à Igreja Cristã Evangélica quatro alqueires de terra, próximo a um córrego chamado Gameleirinha, no município de Santa Cruz. Neste sítio inicia-se a povoação de Cristianópolis, chamado naquele momento de Vila Gameleira.

A denominação de Cristianópolis aconteceu em 1927, a pedido do senador Alfredo Teixeira, denominação dada devido à maioria de seus habitantes serem evangélicos.

COMPARTILHAR: